segunda-feira, 13 de junho de 2016

Estação
Balada da Dança 


Danças da região Centro Oeste 

  • Maromba

Engenho de maromba foi esperada com ansiedade pelos presentes. E a dança realmente contagiou principalmente os casais participantes, que buscam resgatar uma tradição de seus avós. Quem fala sobre a dança é Antenor de Freitas, que junto com a Jandira dos Santos, teve a iniciativa da apresentação. “É uma dança muito antiga, dos nossos bisavós, depois os avós e a gente quando era menino, mas depois isso foi ficando para trás. Agora resolvemos trazer paro pessoal conhecer”, diz e acrescenta que outras danças típicas serão resgatadas pelo grupo. E o grupo, ao som o sanfoneiro Dario, bailou, bailou, trazendo de volta a tradição até então esquecida. 
Resultado de imagem para engenho  maromba


  • Forró pé de serra

O forró pé-de-serra é a expressão utilizada para designar as bandas de forró de estilos mais tradicionais (xote, baião e arrasta-pé) e diferenciá-las dos estilos mais modernos, que usam instrumentos elétricos.
O forró pé-de-serra designa um estilo com sonoridade de músicos tradicionais do interior do nordeste e principais representantes da música, como SivucaDominguinhos e Luiz Gonzaga. Possui como instrumentos característicos a sanfona, zabumba e triângulo.

Exemplos de Bandas de Forró Pé-de-Serra








Resultado de imagem para forró pé de serra  






  • Xote- Carrerinha

Origem do Xote


xotexote é um ritmo musical de origem Alemã, originalmente com o nome de Schottisch que significa “escocesa", uma referência à Polca Escocesa, um ritmo contagiante que existia na Europa, que acabou se mesclando com o ritmo valsado da Valsa Vienense e passou a ser conhecida como “schottische”.

Na Inglaterra, ela era uma dança saltitante, enquanto que na França tinha um andamento lento, num ritmo quase semiclássico. Este estilo de ritmo, música e dança também chegou a Portugal incorporando-se ao seu estilo de dança de salão portuguesa e passaram a ser denominadas de "chotiça”.
No Brasil o “Chotiça” chegou por meio do professor e dançarino José Maria Toussaint, por volta de 1851. O ritmo era mais apreciado pela elite da sociedade, dançado em bailes de gala da realeza. Não demorou muito e os escravos aprenderam a dança apenas observando, e adicionaram outros passos, giros e com o seu jeito próprio de dançar caiu no gosto popular, com o novo nome de xote.

Resultado de imagem para XOTEResultado de imagem para XOTE

  • Sete Voltas

O xote é uma cadência musical que tem como ancestral uma dança de salão portuguesa. Este ritmo nasce, porém, na Alemanha, originalmente intitulado Schottisch, termo alemão que traduzido tem o sentido de ‘escocesa’, embora não guarde nenhuma relação com a Escócia. Ao criarem esta expressão, os alemães se referiam à polca escocesa, da maneira como era vista por este povo.
Esta dança parece ter desembarcado em solo brasileiro em 1851, na bagagem de José Maria Toussaint. A princípio ela era difundida entre os aristocratas que viviam durante o Segundo Reinado. Mas logo os escravos se afeiçoaram a este ritmo, observando a coreografia e adaptando-a aos seus próprios gingados.
Não demorou muito para que o Schottisch se transformasse no ‘xótis’ e depois no ‘xote’. Assim que os negros instituíram a Irmandade de São Benedito, este bailado tornou-se símbolo dos Bragantinos.
O xote foi aos poucos se distanciando dos elementos originais do Schottisch, pois os antigos escravos imprimiram a esta dança sua flexibilidade sem igual, seus giros e movimentos corporais, que conferem aos que o dançam uma maior vivacidade.
Atualmente este ritmo se tornou mais adaptável e é, assim, localizado tanto nos forrós que grassam no Nordeste brasileiro, quanto na região Sul, constituindo o xote gaúcho. Ele também se encontra mesclado a outros ritmos da América Latina, como a salsa, a rumba e o mambo, e é uma das cadências mais executadas e dançadas no Brasil.
As mulheres normalmente trajam saias amplas ou vestidos com a cintura franzida. Os homens optam pelas calças tradicionais ou de jeans, acompanhadas por camisas de manga comprida, bem coloridas e estampadas. As músicas são tocadas em rabecas ou violas, junto com o pandeiro e o triângulo, e vocalizadas por uma banda.
Imortalizado pelo compositor Luiz Gonzaga, o xote nordestino tem uma cadência binária ou quaternária, tocada em marcha rápida. Nas tradicionais festas juninas, porém, este ritmo soa de forma mais lenta. É possível encontrar várias maneiras de dançar esta sonoridade. Há o xote de duas damas, que mais se aproxima do estilo alemão, no qual o trabalhador rural dança com duas prendas ou damas.
Resultado de imagem para dança xote carreirinhaResultado de imagem para dança xote carreirinha


  • Baião
Forró pode ser o ritmo nordestino mais acelerado que o baião e mais lento que o xote e vaneirão ou a festa. O conceito mais aceito - gênero que agrega vários ritmos, como xote, baião, xaxado, chamego, marchinha junina e arrasta-pé -, entretanto, remeteria a músicas ainda mais antigas. “A partir da música Baião, de Luiz Gonzaga e Humberto Teixeira, começou a se formar o que hoje nós chamamos de forró. A música ainda estava se constituindo”, esclarece Climério de Oliveira Santos, cantor, compositor e pesquisador cujo trabalho de doutorado foi dedicado ao gênero.

Antes de ser coroado Rei do Baião, Gonzagão tentou emplacar outros estilos, alguns já cantados, como a toada e o xaxado, outros inéditos, como o chamego e o seridó. “Naquela época, eles estavam inventando os conceitos. Com o tempo, foram fechados. Ele estava tentando introduzir um ritmo nordestino na música brasileira. O primeiro que ele tentou emplacar foi o chamego, mas vieram outros, como baião, xaxado”, explica Vanderley. Com o passar dos anos, os ritmos foram abrigados no imenso guarda-chuva chamado forró, atualmente ampliado, sob protestos e polêmicas, com o forró universitário, eletrônico ou estilizado. 
Baião (1946) - Gravado antes pelo grupo Quatro Ases e um Coringa, a música, dele com Humberto Teixeira, é a apresentação do ritmo. Foi gravada por Gonzagão apenas em 1949.

Resultado de imagem para dança xote baiao Resultado de imagem para dança xote baiao